Tá começando em PHP? Então se liga… 01

Tenho alguns amigos que pediram umas dicas sobre como começar a programar em PHP, bom não sou o expert no assunto mas posso dar uma forcinha, dedico algumas horas do meu dia a esse (as vezes difícil, as vezes agradável) trabalho.

Então, pra começar tenha uma cópia da documentação do PHP no seu próprio computador (eu prefiro as .CHM), vá em http://php.net e baixe a última versão do manual do PHP, esse é o melhor livro que existe sobre a linguagem. Outra, tenha uma cópia da documentação do MySQL, é mto útil ter onde consultar sobre querys e tudo mais.

Depois de baixar as documentações, baixe também o WAMP, é um ambiente útil, já vem com Apache, MySQL, PHPMyAdmin e tudo mais, configurado e funcionando. Poupa tempo e trabalho, e é bem parecido com os servidores de produção que a gente encontra por aí. Outra coisa, não se esqueça de baixar o MySQL GUI Tools. Eu particularmente não gosto de usar o PHPMyAdmin, acho ele lento e cansativo, o MySQL Query Browser é útil para isso e é mto mais bonito!

Agora é bom alertar sobre alguns percalsos da linguagem. PHP é interessante, eu diria até peculiar. Tipo, uma coisa que eu não sabia quando comecei a programar era o lance das variáveis e dos identificadores de função… tipo assim, se vc escrever uma função com o nome function FunCaO() e chamá-la como funcao(), o PHP vai reconhecer direitinho.. entretanto o mesmo não ocorre com os nomes de variáveis. PHP é casessensivite para variáveis, portanto não invente de começar com o nome VariAvel e depois chamar VARIAVEL que o PHP não vai entender, e seu programa vai dar errado! Pelo que estou sabendo, esta ambiguidade vai morrer com o PHP6.

Outra coisa, PHP não lida muito bem com diretórios. Portanto é mto bom que seus PHPs fiquem em um diretório único… acho isso horrível! Adoro organizar meu código em subdiretórios mas infelizmente não posso fazer isso com PHP5, em outro post vou apresentar uma função chamada import, que é originalmente escrita para o CMS Joomla, ela é muito útil pra lidar com esse problema!

Uma resposta

  1. opa,

    para quem começa a programar web, eu acho que php é super indicado. Possui ambientes pré-configurados como o citado Wamp (“W” de windows ) e possui uma grande comunidade.

    Mas cuidado, na internet há vários maus tutoriais sobre como programar em php. Na verdade são maus tutoriais de como arquitetar a sua aplicação.

    []’s

Deixe um comentário

